Uma vitória pessoal

  • No último domingo, dia 21 de novembro de 2010, participei pela primeira vez de uma corrida – a Minimaratona SESC Maranhão 2010. O percurso de 13km tinha sua largada no SESC Deodoro, localizado no Centro Comercial e Histórico de São Luís e ia até o SESC Turismo na praia do lho D’Água. Tive a companhia da minha esposa, Júlia Durans, e de familiares e amigos nossos.

    Coloco o título do post “Uma vitória pessoal” porque neste ano de 2010 minha vida virou de cabeça pra baixo quando descobri em maio, assim do nada, sem sintoma ou aviso, que tinha câncer e teria de fazer uma cirurgia e quimioterapia.

    Foi muito difícil passar por tudo isso, afinal, nunca tinha tido nada pra necessitar ficar internado num hospital e, de repente, recebo uma notícia dessas. Mas, com ajuda de minha esposa (sem a qual provavelmente não teria superado a situação) e minha família conseguimos resolver de modo rápido (mas que para mim pareceu uma eternidade) a cirurgia e extrair o tumor (de um tipo de crescimento muito acelerado, daí a urgência do procedimento).

    Passada a cirurgia, veio a recuperação. Demorada, chata e com limitações. Pra um cara ativo como eu imaginem a angústia de querer fazer as coisas e não poder. Mas essa etapa ocorreu bem. Tivemos de nos mudar, refazer alguns planos, ter outras perspectivas e eu tive de parar com o trabalho. Isso porque um mês depois da cirurgia tive de fazer 1 ciclo de quimioterapia para aumentar ainda  mais as minhas chances de cura.

    A quimioterapia consistiu em 1 semana ininterrupta em que toda a tarde era aplicado um coquetel de medicamentos para combater possíveis resquícios da doença que ainda estivessem no organismo. Depois dessa semana ainda tinham mais 2 dias de aplicações com 7 dias de intervalo. Tive todos os efeitos colaterais da quimio: vômitos, náuseas, irritações na pele, fraqueza, queda de cabelos, desânimo e imunidade baixa. Essa fase julguei sendo a pior pois tinham momentos que achava que não ia mais conseguir desenvolver as atividades que fazia antes. De novo a presença das pessoas próximas a mim foi fundamental.

    Um mês após o encerramento do tratamento da quimio foram feitos exames e verificou-se que tudo tinha transcorrido muito bem e eu estava liberado a voltar, aos poucos, com minhas atividades normais. Como já estava mais disposto, comecei a fazer caminhadas leves com minha esposa, que foram se tornando exercícios mais fortes e pequenas corridas. O condicionamento físico foi voltando e com ele a empolgação de ver que podia fazer tudo normalmente e até me superar (mais jovem fazia ciclismo e capoeira).

    Pois a superação foi o que aconteceu neste último domingo durante a Minimaratona do SESC Maranhão. Me preparei física e mentalmente pra correr pelo menos 5km do percurso mas quando passei da metade (7km) senti que estava bem (alternando entre caminhada e corrida) e vi que poderia completar o percurso! Quando as pernas e tornozelos doíam lembrava que estava a pouco tempo numa cadeira de hospital tomando quase 3 litros de medicamentos intravenoso e achava que não ia mais conseguir ter forças. Aí mentaliza a chegada e o fôlego se renovava!

    O resultado foi que consegui completar a prova em 1h50min (o vencedor fez em 45min, profissional de federação, claro) e não me senti tão cansado assim. Pra comemorar mais ainda todos da minha família que participaram completaram a prova e minha esposa conquistou o 3º lugar na categoria “comerciária até 30 anos”!

    Enfim, se alguém ler este blog por qualquer motivo que seja, espero que esse relato possa ajudá-lo(a) nos momentos em que  você  que passa por algo difícil. Lembre-se em focar num objetivo, ter apoio dos que te amam e acreditar em você mesmo (e, se você for espiritualizado, acreditar numa “força maior”) os obstáculos que forem colocados na sua vida podem ser superados.

    Obrigado a você que leu até aqui e desculpem por esse texto altamente pessoal. Aproveitem a visita e vejam mais coisas no blog! Abraços!

7 Comments

O que você acha?

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

  • Ronilson Freire

    23 novembro, 2010

    Saudações, Grande Garcia!
    Vc é o exemplo máximo de superação em todos os sentidos.
    Força e bola pra frente! Como andam os trabalhos?
    Grande abraço!!!!

  • admin

    23 novembro, 2010

    Fala Draw Master Ronilson! Depois dessa turbulência agora o voo da vida está entrando num céu calmo. Fiquei alguns meses parado pra me cuidar mas depois que voltei à ativa os projetos apareceram novamente e muito trabalho, mas cuidando do que mais importa: minha saúde. Grandes abraços!

  • maurício morais

    4 dezembro, 2010

    Parabéns mil vezes. Não tem que pedir desculpas por ser você mesmo, eu é que agradeço pela desenvoltura em compartilhar com todos dessa luta e vitórias. Parabéns e viva a vida.

  • admin

    4 dezembro, 2010

    Obrigado Mauricio pelo seu comentário e votos de sucesso. Para todos nós!

  • Sandro Lima

    9 fevereiro, 2011

    Grande Garcia!
    Faz muito tempo que não nos falamos e soube do seu problema de saúde aqui pelo seu blog, e fiquei muito feliz em saber que isso é coisa do passado e que vc já está plenamente recuperado.
    Parabéns pelo trabalho que vc desenvolve na Imagética, é realmente uma coisa de ponta.
    Um 2011 de muito trabalho, saúde e sucesso pra vc e sua família.
    Um grande abraço.

  • admin

    9 fevereiro, 2011

    Oi Sandro! Quanto tempo mesmo, cara! Só falo com tua mãe quando vou visitar a minha e vi os bebês lindos lá. Obrigado pela força, saúde e sucesso a todos nós!

  • Mais uma vez lutarei contra o câncer e vencerei. » BLOGARTE

    19 agosto, 2011

    [...] pra retirada de um tumor cancerígeno e passei por um ciclo de quimioterapia. Relatei isso no Blogarte ano passado falando do tratamento, recuperação e depois de meu treino e participação numa [...]

  • RSS
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube