Mais uma vez lutarei contra o câncer e vencerei.

  • Leitores, clientes, alunos, família, amigos… em 2010 passei pelo maior desafio da minha vida até então: tive de fazer uma cirurgia pra retirada de um tumor cancerígeno e passei por um ciclo de quimioterapia. Relatei isso no Blogarte ano passado falando do tratamento, recuperação e depois de meu treino e participação numa minimaratona.

    Nos primeiros dias de agosto de 2011 fui fazer os exames de rotina para acompanhamento da recuperação e foi constatado que o hormônio HCG (um dos marcadores em exame de sangue que indicam a presença de câncer) estava extremamente alto (o valor foi de 94, sendo que em homens tem de ser abaixo de 1). Em seguida foram solicitados outros exames e na tomografia do abdôme foi detectado um tumor, mais agressivo, já com 5,2 x 4,1cm próximo ao rim esquerdo. Foi um choque e tanto. Choque porque mais uma vez estava sem nenhum sintoma (sem dor, sem cansaço, sem tontura) pois eu praticava com regularidade corrida de 6 a 10km além de nadar cerca de 1.500 metros semanalmente, além de não beber nem fumar. Mas, é como meu oncologista disse: câncer é uma doença que não existe ainda uma causa (ou causas) definidas para seu aparecimento. Como desta vez o tumor é mais agressivo terei de fazer 4 ciclos de quimioterapia em regime de internação em cada ciclo, pois a carga de medicamentos que receberei será maior e mais pesada e isso fará com que minhas defesas imunológicas baixem muito, sendo melhor ficar sob observação para não ocorrer nenhuma complicação.

    Enquanto escrevo esse texto já estou com um “porto-cate” implantado no meu peito no dia 16/08/2011. Trata-se de um dispositivo com um cateter ligado à veia do coração com uma saída (tipo um plugue) que fica sob a pele. Ele é necessário para que a quimioterapia seja feita por ele e não nas veias dos braços. Todo o tratamento será feito no Hospital Aldenora Bello, em São Luís – MA, cidade em que moro e trabalho. Caso seja necessário (o que não espero) o tratamento continuará em São Paulo ou Rio Grande do Sul. O primeiro ciclo de internação será de 12 dias, começando na segunda (22/08/2011) e devo ficar afastado das comunicações por lá.

    Querem saber? Que venha este tratamento pois vencerei de novo! Não será nada, nada fácil, mas os percursos mais difíceis são os que tornam as vitórias mais saborosas e memoráveis! Todos que convivem comigo sabem que sou ateísta e não creio em nada sobrenatural que guie, puna ou recompense a vida do ser humano. Acredito na minha força física e mental, minha capacidade de superação e apoio das pessoas que amo e que me amam ou tem algum carinho, simpatia ou respeito por mim. Aos amigos e familiares que possuem alguma crença muito obrigado pelas suas orações, pois são uma forma de prestar carinho e atenção. Quando meu físico e minha mente fraquejarem terei na minha esposa, Júlia Durans, um apoio descomunal para seguir em frente (não é à toa que a chamo de minha vida).

    Vou deixar uma galeria com algumas fotos dos lugares que conhecemos na nossa viagem de férias e lua de mel feita em julho de 2011: Parque Nacional de 7 cidades, Tianguá e Sobral no Piauí, Fortaleza, praias de Morro Branco, Das Fontes, Lagoa do Uruá, Canoa Quebrada, Cumbuco e o Beach Park no Ceará. Vamos nos focar em superar esse momento e ano que vem faremos pelo menos mais duas viagens inesquecíveis!

    Agradeço a todos que leram até aqui e que demonstram alguma preocupação. Tentarei atualizar na medida do possível. Abraços!

     

30 Comments

O que você acha?

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

  • jackson

    19 agosto, 2011

    eu ñ sou o seu alulo mais eu olhei toda a sua historia , e eu sei q vc vai sair dessa …….força…abraço…

  • Carlos Roger

    20 agosto, 2011

    Olá, sou seu aluno (202-Mat.) Nem sei se você lembra, mais to aqui, pra te desejar força e que você supere mais essa. Vai fundo aÊ nos tratamento e vença.

  • Marllon

    20 agosto, 2011

    professor quero dizer só duas palavras “TENHA FÉ”, você de volta no Liceu
    Boa Sorte

  • marquinhos

    20 agosto, 2011

    Força Garcia mesmo com essas dificuldades você vai superar isso, como sempre supero em sua vida, desde de já mando forças pra te nao posso fazer muito mas creio que com palavras possa ta te dando forças pra poder superar essa fase qualquer coisa que precisa estarei aqui tô te esperando pra poder jogar aquele ps2 e assistir filmes ilarios e poder passar dias bastante legais na tua casa dando trablho pra te e julia srsrsrsr!!!! abraços e froça my brother

  • Rafael Gerude

    20 agosto, 2011

    Garcia, acredito na sua força e tenho certeza que você será vitorioso novamente. Eu e Mariana estamos torcendo por você e pela sua pronta recuperação.
    Um abração!

  • admin

    20 agosto, 2011

    Brigadão mesmo Marquito. Vou ter de contar contigo uma noite lá no hospital, vai te preparando siô.

  • admin

    20 agosto, 2011

    Valeu Rafael, vamos mais uma vez nessa luta cara!

  • admin

    20 agosto, 2011

    Muito obrigado pela força Marllon!

  • admin

    20 agosto, 2011

    Valeu mesmo Carlos, infelizmente acho que esse ano não retorno mais pro Liceu pra lecionar, mas na medida do possível vou colocando dicas pra vocês aqui no Blogarte ou pelo Facebook.

  • admin

    20 agosto, 2011

    Valeu pela força Jackson, vc é do Liceu?

  • taynã carvalho

    21 agosto, 2011

    ei professor , poxa ralado isso =/ … mas espero que fique bem, que possa retorma com suas aulas ainda este ano =)
    beijoos , melhoras … de coração S2
    saudades *-*

  • EDUARDO / ANA CLEIA

    22 agosto, 2011

    Grande Garcia fiquei surpreso com a noticia, não sabia que vc havia passado por essa provação, mas estou muito otimista em sua plena recuperação, acredito que não esteja faltando o apoio dos amigos, familiares e da sua super Julia Fofolete hshssh. Então pense todos os dias que “O dia de hoje está na sua frente esperando para ser o que vc quiser que ele seja”.

  • Saymon

    22 agosto, 2011

    Prof.. eu já disse e vou dizer de novo: Tenha fé, seja forte. Tenho certeza absoluta que tudo vai dar certo. Estou aqui p/ o que der e vier!

  • Teodora

    22 agosto, 2011

    Sou colega de Julia, faço Pós na FAMA e quero te dizer pelo que li que com certeza voce vencera, pois garra voce tem, conheço Julia muito pouco tempo mais percebe-se que ela é uma pessoa muito legal e voce vi uma vez quando peguei carona com voces. Juntando sua garra com o apoio incondicional dela e de toda sua familia e amigos, considere essa luta vencida, colocarei voce nas minhas orações que Deus te abençoe, pois ele esta acima de tudo e de todos.

  • KÁTIA

    24 agosto, 2011

    COMO VOCÊ FAZ FALTA, PROFESSOR! ESTAMOS ESPERANDO SUA VOLTA, TORCENDO POR SUA COMPLETA E RÁPIDA RECUPERAÇÃO. NÓS PRECISAMOS DE SUA ARTE!
    PROFESSORA KÁTIA (BIOLOGIA – LICEU)

  • SUELEN FERREIRA E DOMINGOS OLIVEIRA

    26 agosto, 2011

    NAO SEI SE LEMBRA DE NOS, MAS ISSO NAO IMPORTA AGORA! MEU MARIDO E EU DOMINGOS DESEJAMOS UM OTIMO TRATAMENTO, MUITA FORÇA, QUE ESSA HORRIVEL PASSAGEM NA SUA VIDA SEJA UMA HISTORIA DE LUTA E PERSISTENCIA QUE VC IRA CONTAR PARA OS SEUS FILHOS, NETOS…
    ESTAMOS REZANDO POR VC, APESAR DE NAO ACREDITAR EM DEUS , MAS NAO CUSTA NADA TENTAR NE? UM GRANDE ABRAÇO! SUELEN E DOMINGOS!

  • Nilcimar Velozo

    31 agosto, 2011

    Que Deus seja sua força nesse momento. Estamos todos torcendo por vc. creia, já deu td certo!!!!

    Saúde e felicidades

  • Rodrigo (Professor-Liceu)

    2 setembro, 2011

    Garcia,
    Continue firme. Muita luz a você e que nossos bons pensamentos o alcancem!

  • Bernardo Alves

    4 setembro, 2011

    Cabeça, tenha a certeza que todos estão torcendo por você e que esperamos ver-lhe novamente na sala de aula, pois lá é o seu lugar, esborjando alegria e conhecimento. Não permita que apenas um problema possa tirar -lhe esses dons que Deus lhe deu. Força&Fé.
    Lembre-se sempre que você é um vencedor . ” Coloque todas as desculpas de lado e lembre-se: Você é capaz”. ( Zig Ziglar).

    303 – Mat.

  • admin

    6 setembro, 2011

    Muito obrigado pela força e carinho Bernardo, tudo isso é uito bem vindo.

  • admin

    6 setembro, 2011

    Rodrigo! Muito obrigado pelo carinho e torcida cara. Na luta até o final do ano esperando só a vitória.

  • admin

    6 setembro, 2011

    Muito obrigado pelo carinho Nilcimar. Todos os desejos de melhoras são mais que bem vindos.

  • admin

    6 setembro, 2011

    Oi Suelen e Domingos! Foram meus alunos? Independente disso muito obrigado mesmo pelo carinho e força. As diferenças ideológicas caem por baixo no que diz respeito ao carinho e admiração que temos pelas pessoas que fazem o bem.

  • admin

    6 setembro, 2011

    Ô querida Kátia, muito obrigado pelo carinho e força. Hoje voltei pra casa depois do 1º ciclo de quimioterapia e só agora que vi emails. Uma pena não poder continuar no Liceu contribuindo com o excelente trabalho desenvolvido pelos colegas. A luta vai até o fim do ano e não espero nada menos que a vitória.

  • admin

    6 setembro, 2011

    Teodora, muito obrigado mesmo pelo carinho e força. Mostrei teu comentário pra Júlia e ela adorou e agradeceu a ti também. 1ª etapa da luta vencida, faltam mais 3 e depois nada mais que a vitória.

  • admin

    6 setembro, 2011

    Saymon, garoto, você é muito bom. Obrigado pelo carinho e força. Se dedique ainda mais jnto com a galera do Liceu que você voam alto!

  • admin

    6 setembro, 2011

    Eduardo e Ana Cleia, muito obrigado mesmo! Pois é, cara. Passei por isso em 2010 e voltou em 2011 pra desafiar. Mas como disse antes, até o fim do ano depois do tratamento não espero nada menos que a vitória!

  • admin

    6 setembro, 2011

    Bote ralado nisso Taynã, srsr. Mas certamente tudo será superado e só sairei fortalecido no final.

  • Edson (Nenem)

    14 setembro, 2011

    Querido e sempre vizinho Junior Garcia, não tenho dúvidas que vc já é vitorioso diante desse novo processo, inesperado, sim, mas com muita força de vontade e desejo de seguir em frente! Estarei aqui torcendo por vc, visualizando sua vitória junto com vc e desejando revê-lo em breve! Um forte e caloroso abraço de alguém que sempre te admirou pela pessoa que sempre foi, pelo talento e profissionalismo que vc tem! Até mais!

  • admin

    14 setembro, 2011

    Muito obrigado pelas palavras Edson. Grande abraço e você e toda a família!

  • RSS
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube