Fotografia

  • Fotografia artística de coleção Batman Arkham

    Aqui estão trabalhos artísticos que faço unindo três hobbys: fotografia, coleção de action figures baseadas na série dos games Batman Arkham do fabricante DC Collectibles e construir dioramas (cenários em miniatura) pras composições.

    Para obter resultados interessantes com a fotografia uso uma Canon EOS Rebel T5i com lente 18mm-55mm e tripé. Preparo as luminárias caseiras e uso às vezes uma caixa de papelão com papel vegetal pra deixar luz difusa e papel celofane pra dar cores às luzes. Os dioramas são feitos com base de isopor ou papelão e uso materiais baratos que podem ser comprados em papelaria e muito materiais reciclados vindo de peças de eletrônicos variados. A diversão é “brincar” com os action figures (os bonecos de adultos) inventando situações e poses de modo criativo.

    Faço parte de um ótimo grupo de fotógrafos de colecionáveis, o CAFA (Composição Artística de Figuras de Ação) em que os membros interagem com o mesmo objetivo: aprender fotografia se divertindo com sua coleção. Aqui o link pra fanpage do CAFA.

    continue lendo
  • Deuses africanos em manipulações fotográficas

    Mesmo o Brasil sendo um país cuja cultura foi imensamente influenciada pela herança dos africanos, de um modo geral sabemos pouco sobre a mitologia africana. Só recentemente os conteúdos afro-brasileiros (história, arte, religião) foram considerados importantes para entrarem no currículo oficial das escolas públicas e particulares no país.
    Conhecemos Zeus, Hércules, Thor e Loki (massificados pelos quadrinhos, filmes e séries mas, se formos parar pra ver, poucos de nós conhecem bem os orixás de religiões como Umbanda e Candomblé. Um dos motivos para tal negligência e ignorância foi (e ainda é, de certa forma) a influência da religião cristã, inicialmente católica e agora de modo mais combativo os neo-pentecostais e evangélicos.
    Preconceitos e discriminações à parte a verdade é que a integração das religiões afro na sociedade é pouco difundida, então mesmo sabendo alguns nomes por aí, é difícil quem saiba dar forma a esses deuses. A representação imagética dos deuses e entidades são muito pouco conhecidas. Quais suas formas, suas principais características?
    O fotógrafo americano James C. Lewis, CEO da Noire 3000 Studios, resolveu ser mítico e criou a série Yorùbá African Orishas, que representa 20 dos mais de 400 deuses da religião nigeriana yorùbá (ler iorubá), que deu origem, por intermédio do tráfico de escravos, a várias ramificações no Brasil, Jamaica, Cuba e Caribe, como Santeria as já citadas Umbanda e Candomblé.
    Diferente, no entanto, das ilustrações comumente vistas das divindades, James resolveu fazer uma representação menos adereçada e mais estilizada. Há uma grande valorização da aparência dos deuses, bem no estilo do que podemos encontrar em outras mitologias — com direito a muito músculo e umas feições que lembram personagens de filmes, séries ou games. Se Thor e Loki podem ser representados no cinema assim, por que não esses deuses?

    Aganju: Deus dos vulcões e desertos, também pai de Xangô (em outras histórias, seu irmão).
    Representação padrão -
    Obaluaiyê: Deus das doenças e enfermidades.
    Representação padrão -
    Erinlè: Deus da saúde física e bem-estar, médico dos deuses (e segurança de buaty nas horas vagas, combinemos). No Candomblé ele corresponde a Oxóssi.
    Representação padrão -
    Exú: Deus das encruzilhadas, mensageiro entre humanos e divindades.
    Representação padrão -
    Ìbejì: Deuses da juventide e vitalidade, também conhecidos como os Gêmeos Sagrados (as moça tá tudo pedindo pr’eles serem sagrados na casa delas qu’eu seeeei) (e são normalmente relacionados aos famosos Cosme e Damião dos docin).
    Representação padrão -
    Obatalá: Deus da humanidade e retidão espiritual e moral, Rei do Pano Branco e segundo filho de Olorum (o criador do universo). E, na moral, deve dar um pau no Shao Kahn.
    Representação padrão -
    Obá: Deusa do casamento e domesticidade, esposa banida de Xangô e filha de Iemanjá.
    Representação padrão -
    Oxumarê: Deus da mobilidade, cobra-arco-íris (ele é uma serpente em algumas representações), guardião das crianças, lorde das coisas prolongadas e controlador do cordão umbilical (Ah, e também é considerado protetor dos LGBT!).
    Representação padrão -
    Ogum: Deus guerreiro do ferro, trabalho, política, sacrifício e tecnologia.
    Representação padrão -
    Okô: Deus da agricultura e colheita (e faz ponta de Chris Rock vez ou outra).
    Representação padrão -
    (pronto pra soltar um Hadouken na tua fuça) Olokun: Deus do oceano abissal, e significa “sabedoria imensurável”.
    Representação padrão -
    Olorum: Deus e criador do Universo, também conhecido como O Senhor do Céu.
    Representação padrão -
    Ori: Deus da intuição espiritual e destino. Seu nome significa, literalmente, “cabeça”.
    Representação padrão -
    Orunmilá: Deus da sabedoria, adivinhação e vidência.
    Representação padrão -
    Oxum: Deusa da beleza, amor, fertilidade e divindade dos rios.
    Representação padrão -
    Oxóssi: Deus da caça e patrulha, protetor dos acusados e de quem busca justiça (ou seja, protetor da maior parte dos filmes de ação).
    Representação padrão -
    Oyá: Deusa guerreira do vento, mudanças bruscas e redemoinhos. Poderosa feiticeira (pode isso, povo do RPG? Guerreira, feiticeira e elemental?).
    Representação padrão -
    (canto deOssanha ou Ossaim: Deus da floresta. Curador natural, guardião das ervas (tem que ter o Mago Branco na party, né, galere?)
    Representação padrão -
    Xangô: Deus do fogo, raio e trovão. Representa o poder e sexualidade masculinas.
    Representação padrão -
    Iemanjá: Deusa-mãe da humanidade, divindade do mar, filha de Obatalá e mulher de Aganju.
    Representação padrão -
    continue lendo
  • Posters de Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge

    Exercitando o Photoshop CS5[bb] fiz uma nova versão (altamente pessoal, srsr) dos posters promocionais do filme Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge[bb] (Batman The Dark Knight Rises[bb]).

     

     

     

    continue lendo
  • Making Of Gabi Ferraz Fotografia por 9D Studio

    A 9D Studio fez as filmagens e edição deste vídeo de Making Of para a Gabi Ferraz Fotografia pra quem nós tivemos o prazer de ter criado a Identidade Visual.

    [youtube 65t5x4SvsZw&feature=g-all-u&context=G272368fFAAAAAAAAFAA]

    continue lendo
  • Mais uma vez lutarei contra o câncer e vencerei.

    Leitores, clientes, alunos, família, amigos… em 2010 passei pelo maior desafio da minha vida até então: tive de fazer uma cirurgia pra retirada de um tumor cancerígeno e passei por um ciclo de quimioterapia. Relatei isso no Blogarte ano passado falando do tratamento, recuperação e depois de meu treino e participação numa minimaratona.

    Nos primeiros dias de agosto de 2011 fui fazer os exames de rotina para acompanhamento da recuperação e foi constatado que o hormônio HCG (um dos marcadores em exame de sangue que indicam a presença de câncer) estava extremamente alto (o valor foi de 94, sendo que em homens tem de ser abaixo de 1). Em seguida foram solicitados outros exames e na tomografia do abdôme foi detectado um tumor, mais agressivo, já com 5,2 x 4,1cm próximo ao rim esquerdo. Foi um choque e tanto. Choque porque mais uma vez estava sem nenhum sintoma (sem dor, sem cansaço, sem tontura) pois eu praticava com regularidade corrida de 6 a 10km além de nadar cerca de 1.500 metros semanalmente, além de não beber nem fumar. Mas, é como meu oncologista disse: câncer é uma doença que não existe ainda uma causa (ou causas) definidas para seu aparecimento. Como desta vez o tumor é mais agressivo terei de fazer 4 ciclos de quimioterapia em regime de internação em cada ciclo, pois a carga de medicamentos que receberei será maior e mais pesada e isso fará com que minhas defesas imunológicas baixem muito, sendo melhor ficar sob observação para não ocorrer nenhuma complicação.

    Enquanto escrevo esse texto já estou com um “porto-cate” implantado no meu peito no dia 16/08/2011. Trata-se de um dispositivo com um cateter ligado à veia do coração com uma saída (tipo um plugue) que fica sob a pele. Ele é necessário para que a quimioterapia seja feita por ele e não nas veias dos braços. Todo o tratamento será feito no Hospital Aldenora Bello, em São Luís – MA, cidade em que moro e trabalho. Caso seja necessário (o que não espero) o tratamento continuará em São Paulo ou Rio Grande do Sul. O primeiro ciclo de internação será de 12 dias, começando na segunda (22/08/2011) e devo ficar afastado das comunicações por lá.

    Querem saber? Que venha este tratamento pois vencerei de novo! Não será nada, nada fácil, mas os percursos mais difíceis são os que tornam as vitórias mais saborosas e memoráveis! Todos que convivem comigo sabem que sou ateísta e não creio em nada sobrenatural que guie, puna ou recompense a vida do ser humano. Acredito na minha força física e mental, minha capacidade de superação e apoio das pessoas que amo e que me amam ou tem algum carinho, simpatia ou respeito por mim. Aos amigos e familiares que possuem alguma crença muito obrigado pelas suas orações, pois são uma forma de prestar carinho e atenção. Quando meu físico e minha mente fraquejarem terei na minha esposa, Júlia Durans, um apoio descomunal para seguir em frente (não é à toa que a chamo de minha vida).

    Vou deixar uma galeria com algumas fotos dos lugares que conhecemos na nossa viagem de férias e lua de mel feita em julho de 2011: Parque Nacional de 7 cidades, Tianguá e Sobral no Piauí, Fortaleza, praias de Morro Branco, Das Fontes, Lagoa do Uruá, Canoa Quebrada, Cumbuco e o Beach Park no Ceará. Vamos nos focar em superar esse momento e ano que vem faremos pelo menos mais duas viagens inesquecíveis!

    Agradeço a todos que leram até aqui e que demonstram alguma preocupação. Tentarei atualizar na medida do possível. Abraços!

     

    continue lendo
  • Atores encarnam personagens Disney em ensaio

    Isso é o que chamo de excelência na fotografia e manipulação de imagens. Se eu consegir fazer 10% fico satisfeito em tentar os outros 90% da qualidade deste trabalho.
    http://www.omelete.com.br/images/galerias/disney_annie/1.jpg
    http://www.omelete.com.br/images/galerias/disney_annie/2.jpg
    http://www.omelete.com.br/images/galerias/disney_annie/3.jpg
    http://www.omelete.com.br/images/galerias/disney_annie/1.jpg
    http://www.omelete.com.br/images/galerias/disney_annie/5.jpg

    A Disney acaba de revelar as fotos de sua nova campanha fotografada por Annie Leibovitz. A renomada fotógrafa produz há quatro anos as imagens da série Disney Dream Portrait, que mostra celebridades transformadas em famosos personagens. Depois de Jessica Biel como Pocahontas, Jennifer Lopez e Marc Anthony como Jasmine e Aladin, Whoopi Goldberg como o Gênio, Tina Fey como Sininho e Gisele Bundchen e Mikhail Baryshnikov como Wendy e Peter Pan, entre outros, agora vem mais uma leva, com três imagens.

    São elas: Olivia Wilde como a Rainha Má de Branca de Neve (ao lado de Alec Baldwin como o espelho mágico), Queen Latifah como a vilã Ursula de A Pequena Sereia, e Penélope Cruz e Jeff Bridges como A Bela e a Fera.

    http://www.omelete.com.br/images/galerias/disney_annie/Branca-de-Neve.jpg

    http://www.omelete.com.br/images/galerias/disney_annie/A-Pequena-Sereia.jpg

    http://www.omelete.com.br/images/galerias/disney_annie/A-Bela-e-a-Fera.jpg

    Em 2007 a fotógrafa começo com esta série de ensaios para celebrar a promoção da Disney, ”Year of a Million Dreams”, que continuou em 2008 .

    Foto: Annie Leibovitz /AP

    A atriz Rachel Weisz posa como Branca de Neve na imagem criada pela fotógrafa Annie Leibovitz.
    Foto: Annie Leibovitz/AP

    O tenista Roger Federer interpreta o Rei Arthur na foto feita por Annie Leibovitz (Foto: Annie Leibovitz/AP ).
    Foto: Annie Leibovitz/AP

    A atriz Julie Andrews posa como Fada Azul, de ”Pinocchio”, com sua aprendiz, vivida por Abigail Breslin (Foto: Annie Leibovitz/AP)
    Outras fotos:
    http://www.omelete.com.br/images/galerias/disney_annie/8.jpg
    http://www.omelete.com.br/images/galerias/disney_annie/4.jpg
    http://www.omelete.com.br/images/galerias/disney_annie/7.jpg
    http://www.omelete.com.br/images/galerias/disney_annie/6.jpg
    Fontes: Omelete, G1 e Modaspot
    continue lendo
  • Pinups russas pela fotógrafa Irina Davis

    Segundo a fotógrafa russa Irina Davis, a devastação da Segunda Grande Guerra Mundial forçou as mulheres russas da década de 40 e 50 a serem duras e a realizarem trabalhos pesados. Elas não teriam vivido o glamour e nem tido o prazer de desfrutar a onda das pin-ups americanas pós-guerra. Mesmo porque a União Soviética considerava tal movimento imoral e decadente.

    Diante disso, Irina Davis fotografou mulheres russas ensaindo belíssimos pin-ups em capturas de muito bom gosto numa tentativa de resgatar essa época. O objetivo é retratar a beleza pura e a feminilidade sem objetivar a sexualidade, apenas fortalecê-la.

    Outra atitude em relação à sua arte é que Irina evita ao máximo usar modelos profissionais nas suas sessões, selecionando apenas mulheres “comuns”, no estilo girl next door (algo como a garota vizinha). Veja mais fotografias que compõe a exposição no site oficial da fotógrafa.

    Irina Davis - Pin-ups Russas

    Irina Davis - Pin-ups Russas

    Irina Davis - Pin-ups Russas

    Irina Davis - Pin-ups Russas

    Irina Davis - Pin-ups Russas

    Irina Davis - Pin-ups Russas

    Irina Davis - Pin-ups Russas

    Irina Davis - Pin-ups Russas

    Fonte: saberebomdemais e designinabox

    continue lendo
  • 360º panorâmica subaquática

    Recebi essa fantástica foto 360º panorâmica subaquática no Facebook do fotógrafo Márcio Cabral:


    Nascente Olho D’agua in Bonito

    continue lendo
  • Sevilla 111 Gigapixels – maior fotografia do mundo!

    Clique na imagem

    Clique na imagem

    Uma imagem panorâmica de Sevilla, na Espanha, de 111 bilhões de pixels bateu o recorde como a maior foto do mundo. A fotografia tem 613.376 pixels de largura por 181.248 pixels de altura.

    Segundo declaração enviada à imprensa pelos responsáveis pelo projeto, se a imagem fosse impressa, ela ocuparia 13.800 metros quadrados, mais do que a área de dois campos de futebol.
    Com 111 bilhões de pixels, panorama de Sevilla é maior foto do mundoSite com a maior foto do mundo permite aproximar detalhes da cidade.

    O resultado pode ser visto no site Sevilla 11 Gigapixels. As 9.750 imagens que compõe a fotografia foram tiradas a cerca de 60 metros de altura, na Torre Schindler, construída para a Expo92, na cidade espanhola.

    O autor e diretor do projeto, que teve início em março deste ano, é o espanhol de Sevilla Pablo Pompa, que queria promover o turismo na cidade.

    Dica

    Fonte

    continue lendo
  • Exercícios fotográficos

    Alguns exercícios fotográficos feitos com uma Sony DSC-H50 e teleobjetiva. Em cada imagem procurei explorar diferentes situações. No passarinho, pegar um animal em close à distância numa posição difícil. Na praia, cena clássica de pôr do sol, tentando captar bem a iluminação. Na apresentação folclórica do Buma Meu Boi de São Simão, tentei captar a empolgação e alegria dos brincantes nas formas dos movimentos e cores.

    continue lendo
  • RSS
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube