Design

  • BAT EXPO NO MATSURI MARANHÃO 2018

    Nos dias 17 e 18 de novembro de 2018 aconteceu o MATSURI MA, o maior evento de cultura pop, nerd e geek do Maranhão reunindo pessoas de todas as idades e segmentos que curtem história em quadrinhos, mangás, desenhos, animes, filmes, séries, animações, games, RPG, cosplay e muito mais conteúdo que faz com que todos viajem na fantasia e na imaginação. Em 2018 o Matsuri MA ocorreu no Centro de Convenções da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), espaço novo que, apesar da distância de bairros mais populosos de São Luís, capital do Maranhão, mostrou-se excelente para reunir muitos fãs da cultura pop, nerd e geek de modo relativamente confortável (nossa cidade é muito quente, portanto haja ar condicionado) e com segurança. O evento trouxe atrações de renome nacional como o dublador Guilherme Briggs, o editor e youtuber Anderson Gaveta, cantores de temas de animes, palestrantes, empreendedores de São Luís em diferentes ramos relacionados à temática pop, nerd e geek além dos já conhecidos concursos de cosplayers e de dança k-pop. A organização está de parabéns e deixo meus agradecimentos à figura do Miguel Braga, idealizador e coordenador principal.

    E é claro que a BAT EXPO não podia deixar de estar presente! Desde 2015 participo expondo ou fazendo palestra no evento e desta vez eu, Garcia Junior, levei dezenas de minhas obras de arte com técnica de desenho e pintura além de um diorama (cenário para miniaturas) além de alguns itens de coleção. A exposição de arte foi um sucesso deixando muitas pessoas encantadas e curiosas, desde crianças até pessoas mais maduras. A Bat Expo também virou o QG dos cosplayers Walter Melo (Batman), Mônica Castro (Supergirl), Bianca França (Batgirl), Samara Boueres (Mulher gato) e Juliana Lopez (Zatanna), todos caracterizados com personagens da DC Comics que é o tema central de minha exposição. Você pode ter uma ideia do quanto foi divertido vendo as dezenas de fotos da galeria abaixo. Um agradecimento especial ao meu sobrinho (e compadre) Lucas Santiago que está sempre comigo ajudando nos eventos e ao meu sobrinho Kalil Sena que fez sua estréia na minha equipe!

    continue lendo
  • WORKSHOP SOBRE CRIATIVIDADE COM GARCIA JUNIOR

    O “Workshop sobre Criatividade” consiste numa exposição dialogada em que os participantes verão conteúdos relacionados à Arte, Design, História, Psicologia e Neurolinguística. O ministrante Garcia Junior é arte educador e designer gráfico com 20 anos de experiência, sócio-proprietário da Imagética Consultoria e Design – www.imagetica.net – autor da Apostila de Artes Visuais (material didático de Arte mais baixado em todo o Brasil), professor efetivo da SEDUC MA, supervisor do PIBID de Música da UEMA, palestrante e produtor cultural.

    Mais sobre o currículo do ministrante: https://www.linkedin.com/profile/preview?locale=pt_BR&trk=prof-0-sb-preview-primary-button

    Página do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1059019824180869/

    ————————–————————–————-
    O local – SPOT Qualificação Profissional – dispões de ambiente climatizado e confortável, de fácil acesso e propício ao aprendizado, além da experiência na organização de cursos, palestras e treinamentos.

    —————————————————————–

    - Duração: 4h.

    - Horário: 14h às 18h.

    - 24 pessoas por turma.

    - Turma 01: 14/07/2016.

    - Turma 02: 21/07/2016.

    - Turma 03: 28/07/2016.

    - Investimento: R$ 80,00

    - Local, informações e inscrições:
    SPOT – Qualificação Profissional

    São Luís MA

    - Fones: 98 30834636 / 98 992415631

    continue lendo
  • Vikings – Identidade Visual da série

    • A série de ação, drama e história Vikings estreou em março deste ano no History Channel e está se destacando por uma ótima produção, ação bem feita, fotografia belíssima e atuações interessantes. Mas o que me chamou atenção em primeiro lugar foi o símbolo e logotipo da série que traduz muito bem o conceito e proposta do programa. A criação da Identidade Visual e demais elementos gráficos ficou a cargo do estúdio Platige, especializado em desenvolvimento criativo projetando animações em 3D, computação gráfica e efeitos especiais compreendendo cerca de 150 profissionais (designers gráficos, diretores de arte, de fotografia, etc). Segundo o estúdio, a tarefa de criar a identidade visual da série foi captar o espírito da cultura Viking  através de vários elementos pictóricos transmitindo a cultura, história e tradição desse povo.

      Fonte: Behance  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    continue lendo
  • Tutorial de ilustração “Rodas furiosas”

    Como desenhar uma moto futurística no Photoshop (8 horas) pelo ilustrador francês Olivier Gamiette
     
     
    continue lendo
  • Centro de Design da Mattel

    A Mattel[bb] é uma das maiores fabricantes internacionais de brinquedos e encomendou para o Rottet Studio - (Texas, EUA) a reconstrução do seu Centro de Design[bb] – uma instalação de projeto integrado para todas as marcas da Mattel, como a Barbie[bb] e incluindo o carro-chefe, Matchbox[bb] e produtos Hot Wheels[bb]. O Centro de Design inclui um espaço de trabalho para 735 designers, artistas, fabricantes de modelos e protótipos, gerentes de projeto e outros artesãos em espaços generosos, de reunião colaborativa e áreas de trabalho, uma loja completa de modelos, displays de apresentação, e uma cafetaria com serviço completo.

    O projeto foi desenvolvido a partir dos materiais que o Centro de Design incorpora em seus brinquedos: uma paleta limitada de cores brilhantes usados como um destaque para o espaço com qualidade de estúdio, imagens de grande escala gráfica, e as texturas e padrões utilizados na moda Barbie clássico. Como uma homenagem para os meninos e para servir como fonte de inspiração para os designers, a coleção de carros clássicos da Hot Wheels[bb] são exibidos em uma rampa que serve como acesso para deficientes ao show-room. Fonte.

    continue lendo
  • LUDO 2012 – Semana Acadêmica de Design – UFMA São Luís-MA

    Já estou inscrito. E aí? Vai participar não?

    De 29 de novembro a 01 de dezembro de 2012, o Auditório Central da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) será palco do Ludo, a Semana Acadêmica de Design de São Luís. Na sua terceira edição traz o tema “No Meu Tempo”, várias discussões e reflexões sobre a influência do tempo em nossas atividades. O Ludo pretende destrinchar esse tema avaliando nossa relação com o tempo através de processos, ritmos de trabalho, percepção de espaço, tecnologias, tendências e outras particularidades. Os repertórios de cada profissional e estudante serão como ferramentas para abrir caminho para novos pontos de vista sobre o design e seus efeitos ao longo da história. Para dar gás a essas discussões, contaremos com a presença dos convidados: Paulo de Camargo e Tatiana Sakurai, membros da equipe do Estúdio Guto Requena; a consultora de moda e imagem, Rafaela Albuquerque; Levi Girard e Barão di Sarno, designers de produto da Questto l Nó; Alceu Baptistão, designer com ênfase em animação, Vetor Zero e  Fábio Acorsi, diretor criativo, Lobo/Vetor Zero.

    Fonte e inscrição: http://www.ludo.org.br/2012/

    Os convidados do Ludo No Meu Tempo encaixam-se perfeitamente na proposta de demonstrar o tempo em seus diversos aspectos e interpretações. Tá na hora de movimentar ideias, descobrir novos processos e discutir Design. E então, vamos conhecer um pouco mais dos estúdios que vem pro Ludo este ano?

    Questto | Nó

    Surgiu da fusão dos estúdios Questto e Nó Design, oferece uma abordagem integrada, para uma jornada inovadora. Se apoiam na ótica do design: relevante para o usuário, tecnologicamente possível e economicamente viável.Trabalham em múltiplos setores da economia e acreditam na polinização criativa, onde conhecimento adquirido em determinado setor é levado a outro, enriquecendo o processo.

    www.questtono.com/

     

    Vetor Zero

    Estúdio pioneiro de animação 3D no Brasil. Tem produzido comerciais e conteúdo em animação para agências de publicidade e clientes de vários países há quase duas décadas. Opera associada aos estúdios Lobo e Animatório. A Vetor Zero possui um espírito agregador e coletivo e é caracterizada pela constante busca de novas técnicas e estilos e pela versatilidade na criação e produção de imagens, tanto em still quanto motion para ilustração, design, cinema, live, animação, 2D, 3D, stop motion e motion design.

    www.vetorzero.com.br/

     

    Estúdio Guto Requena

    Foi fundado em 2008 e desde então já atuou como consultor em Design para clientes como SEBRAE, LG, Editora Abril, Fiat, Google, SENAC e SESC. O estúdio desenvolve projetos residenciais e comerciais,
    instalações interativas e produtos, amplamente premiados e divulgados na mídia nacional.O objetivo maior é refletir sobre cibercultura e narrativas poéticas digitais em Design. Faz parte do Estúdio Guto Requena a valorização de questões como sustentabilidade, identidade, memória, interação, espaços híbridos, flexibilidade, relacionamentos e experiência.

    www.gutorequena.com.br/

     

    Lobo

    É um estúdio de design e animação fundado em 1994 em São Paulo. O trabalho da Lobo tem sido reconhecido internacionalmente por publicações como Shots, Creative Review, Stash, Plus 81e XFuns, além de ter sido incluído
    em diversos livros da editora Die Gestaltel Verlag. Ganhou diversos prêmios, alguns mais recentes incluem Prata no Clio 2009 pelo filme criado para a Anistia Internacional, “Everybody Against Everybody”, que também recebeu um Leão de Bronze em Cannes; Ouro no One Show 2009 por “Go Miniman Go”, produzido para a Lego; e uma menção “In Book” no D&AD 2009 pela abertura da minissérie “Capitu”, exibida pela TV Globo.

    lobo.cx/

     

    continue lendo
  • Coleção Hot Wheels Batman

    Sempre colecionei quadrinhos e sempre fui fã do Batman. Mas recentemente embarquei numa de colecionar os Hot Wheels da linha do Homem Morcego, pois sempre achei os detalhes desses carrinhos muito bem feitos. Pensava que não teriam tantos itens e não seria com valores assim tão exorbitantes mas vi que ainda faltam cerca de 17 peças na minha coleção de 13 até agora. Sendo que tem algumas dessas peças que são raridades, difíceis de serem encontradas (achei algumas no Mercado Livre e outras na Amazon) sendo que custam até R$ 120,00 cada peça na escala de 1/50 que são as que compro, fora que as importadas são em doletas. Mas é uma coleção bacana pra quem é fã, não são valores altos (e justos) como as esculturas vendidas pela Limited Edition e os carrinhos ficam muito bonitos aqui no meu escritório/estúdio/home office. :) Vejam aí os que já tenho e se quiserem fazer doações eu aceito. :P


    continue lendo
  • Frases clássicas da Cultura Pop

    Há tempos não atualizava o Blogarte (culpa das Redes Sociais, que monopolizaram a atenção), mas vou começar uma série de novos posts com conteúdo que estava divulgando no meu Facebook e no meu Twitter. Iniciarei com esse papéis de parede que fiz com algumas frases clássicas de diversos filmes e séries da Cultura Pop. Aos poucos vou fazendo mais dessas artes e postando nessa galeria abaixo.

    continue lendo
  • Posters minimalistas de movimentos artísticos

    O que acontece quando se junta design, arte, história e criatividade? Muitas coisas boas, dentre elas esses posters minimalistas elaborados pelo designer gráfico Outmane Amahou que representam conceitos ou obras de arte icônicas de vários movimentos ao longo da História da Arte.

    RENAISSANCE

    Fonte: designtaxi

    Dica: Delano Rodrigues @delanorodri

    continue lendo
  • Encontro da ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil) em São Luís – 2 de Abril de 2012.

    continue lendo
  • RSS
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube