Arte

  • Nova arte: pintura em tela da Catwoman (Mulher Gato) Anne Hathaway

    Pintura da Catwoman (Mulher Gato) baseada na atriz Anne Hathaway com tinta acrílica, tinta pvc, tinta pra tecido, spray e outros materiais em tela de 30cm x 40cm. Esta e muitas outras obras originais minhas de desenho e pintura estarão em exposição em novembro e dezembro em São Luís, Maranhão, Brasil. Segue no Instagram pra saber locais e horários: @garcia_imagetica

    Pintura tradicional em tela

    continue lendo
  • Pintura Joker do Heath Ledger

    Um vídeo demonstrando um pouco de como fiz a pintura do Joker (Coringa) do ator Heath Ledger do filme Batman The Dark Knight. Pintura com tinta acrílica, tinta pvc e tinta pra tecido em tela de 30cm x 40cm.  Esta e muitas outras obras originais minhas de desenho e pintura estarão em exposição em novembro e dezembro em São Luís, Maranhão, Brasil. Segue no Instagram pra saber locais e horários: @garcia_imagetica

    continue lendo
  • HISTÓRIA DA ARTE – SURREALISMO – DO PROFESSOR GARCIA JUNIOR

    Slides de aula de História da Arte sobre Surrealismo do Professor Garcia Junior. Use de forma gratuita e não se esqueça de dar os créditos e divulgar nas redes sociais. Inscreva-se no meu canal no YouTube para vídeo-aulas: https://www.youtube.com/user/gjrdesign

    08. História da Arte_SURREALISMO_Garcia_Junior
    continue lendo
  • PINK FLOYD – THE DARK SIDE OF THE MOON

    Pra quem nunca ouviu: 1. Deite-se confortavelmente num lugar escuro e silencioso. 2. Garanta que não será incomodado(a). 3. Coloque seus melhores fones de ouvido e aumente o som. 4. Ouça atentamente e sua mente ficará livre para viajar a lugares em que ela nunca esteve. 5. Você não será mais o(a) mesmo(a) depois de conhecer Pink Floyd.

    continue lendo
  • Salvador Dali & Walt Disney – “Destino”

    O encontro do gênio do Surrealismo, Salvador Dali, com o gênio e pioneiro da animação, Walt Disney.

    Escondido nos Arquivos dos Estúdios Disney, estava um projeto de um curta com a arte de Waltey Elias Disney com Salvador Dali. Em meados dos anos 40, Disney esquematizou com Dali para promoverem um curta baseado em suas artes surrealistas. Porém Disney não tinha dinheiro o suficiente para continuar, então só foram produzidos 17 segundos do curta original. Agora, seu sobrinho, Roy Edward Disney, encontrou esse projeto esquecido e o finalizou com a equipe de animação dos Estúdios Disney.

     

    continue lendo
  • Dicas de Arte 01 com Prof. Garcia Junior – documentário “Como a Arte fez o mundo”

    Sou professor de Arte há 21 anos e, além dos meus materiais didáticos próprios como Apostila e slides sobre Arte, também gosto de passar e discutir sobre documentários. Esse vídeo é uma dica sobre a série da emissora inglesa BBC chamada “Como a Arte fez o mundo” com 5 episódios cada um com cerca de 1 hora de duração.

    Embarque numa excitante jornada do tempo por cinco continentes até o coração da criatividade. Mesclando história social, política, ciência, natureza, arqueologia e religião, esta série de reconhecimento internacional desvenda um mistério universal: porque o mundo ao nosso redor parace do jeito que é. Os mistérios do mundo atual são respondidos voltando-se no tempo até o início da civilização através das mais impressionantes criações humanas do mundo.

    Uma linha narrativa poderosa nos leva a cada capítulo com interessantes demonstrações científicas, revelando como nossas mentes e as dos nossos antigos ancestrais se relacionam com a arte. Belo, surpreendente, cativante e, acima de tudo, pertinente, com uma ambição visual que o assunto merece, esta aventura inspiradora atrairá não apenas os amantes da arte, mas a todos que já se perguntaram sobre o lugar da humanidade neste mundo.

    Programa Um – Mais Humano do que o Humano… Uma imagem domina nosso mundo contemporâneo acima de todas: o corpo humano. Como A Arte Fez o Mundo viaja do mundo atual da propaganda até os templos da Grécia clássica e às tumbas do Egito antigo para resolver o mistério do porque os humanos se cercam com imagens do corpo que são tão irreais.

    Programa Dois – O Dia em que as Imagens Nasceram A descoberta de pinturas préhistóricas em cavernas no último século levou à chocante constatação de que os humanos têm criado arte nos últimos 30.000 anos. O episódio 2 revela como as primeiras figuras do mundo foram criadas e como as imagens talvez tenham desencadeado as grandes mudanças na história humana.

    Programa Três – A Arte da Persuasão Os artifícios visuais usados por Tony Blair e George Bush para se elegerem e manterem o poder não são criações do mundo moderno, mas de um mundo há milhares de anos atrás. Como a Arte Fez o Mundo volta no tempo até a criação de Stonehenge e ao reino de Alexandre O Grande para revelar como o imaginário se tornou uma arma indispensável no arsenal de todo líder político.

    Programa Quatro – Era uma vez…. A cada ano mais de 7 bilhões de pessoas em todo o mundo são atraídas para assistir o último mega sucesso do cinema. Esse episódio revela como os mais poderosos meios narrativos que já foram criados exploram as técnicas inventadas por artistas do mundo antigo.

    Programa Cinco – Morrer e Voltar Hoje no século 21 as pessoas vêem muito menos cadáveres do que em qualquer outra época da história. Entretanto, no mundo moderno parecemos quase obcecados com as imagens da morte. Numa investigação envolvendo a antiga Jericó, os Astecas na América e a clássica Itália, o programa descobre o que é que compele os seres humanos a se cercarem com imagens da morte há milhares de anos.

    Fonte.

     

    continue lendo
  • Vovó Rosilda Santiago falando sobre a História do Liceu Maranhense

    Entrevista feita com a minha avó materna Rosilda Tavares Santiago, nascida em 1928, falando sobre as aulas de Música na escola Liceu Maranhense com a famosa professora Lilah Lisboa (cuja atual Escola de Música do Maranhão leva seu nome) entre 1942 a 1945. A vovó Rosilda é formada em Letras, lecionou muitos anos, principalmente na antiga escola Rosa Castro, em escolas particulares e foi professora de francês na Aliança Francesa em São Luís Maranhão. Essa filmagem foi feita por mim, Garcia Junior (atual professor de Arte, coordenador do Grupo de Música do Liceu Maranhense e supervisor do PIBID de Música da UEMA no Liceu), seu neto mais velho, em 2015 quando o Mal de Alzheimer ainda dava uma trégua. Em fevereiro de 2018 Vovó Rosilda fará 90 anos. Filmagem e edição: Garcia Junior. Música: Banda Scalene.

    continue lendo
  • Novas artes de minha autoria para a Bat Expo

    Novas artes que fiz no 2º semestre de 2017 e no comecinho de 2018 para integrarem a #BatExpo – exposição de artes originais de #desenho e #pintura de artistas maranhenses e sua interpretação do universo do #Batman. O Coringa, Arlequina, Batman Ben Affleck e Batman Comics foram pinturas em tela e as demais obras em papel canson com técnica mista. — Garcia Junior. Instagram: @garcia_imagetica

    continue lendo
  • Fotografia artística de coleção Batman Arkham

    Aqui estão trabalhos artísticos que faço unindo três hobbys: fotografia, coleção de action figures baseadas na série dos games Batman Arkham do fabricante DC Collectibles e construir dioramas (cenários em miniatura) pras composições.

    Para obter resultados interessantes com a fotografia uso uma Canon EOS Rebel T5i com lente 18mm-55mm e tripé. Preparo as luminárias caseiras e uso às vezes uma caixa de papelão com papel vegetal pra deixar luz difusa e papel celofane pra dar cores às luzes. Os dioramas são feitos com base de isopor ou papelão e uso materiais baratos que podem ser comprados em papelaria e muito materiais reciclados vindo de peças de eletrônicos variados. A diversão é “brincar” com os action figures (os bonecos de adultos) inventando situações e poses de modo criativo.

    Faço parte de um ótimo grupo de fotógrafos de colecionáveis, o CAFA (Composição Artística de Figuras de Ação) em que os membros interagem com o mesmo objetivo: aprender fotografia se divertindo com sua coleção. Aqui o link pra fanpage do CAFA.

    continue lendo
  • BAT EXPO – exposição de artes originais com tema BATMAN

    A BAT EXPO é uma iniciativa do professor de arte e designer gráfico Garcia Junior de reunir obras de artistas maranhenses tendo como tema o universo do personagem Batman, da editora DC Comics. As obras são, em sua maioria, em formato A3 (42cm x 29,7cm) feitas com quaisquer técnicas e materiais e em qualquer estilo artístico visual de desenho e pintura, desde lápis até técnica mista (aquarela, nanquim acrílica e spray). A proposta é levar a Bat Expo a eventos de cultura nerd e pop para que o público possa apreciar e valorizar os artistas maranhenses explorando esse personagem icônico das Histórias em Quadrinhos. Dentre os artistas existem desde crianças com talento e potencial até profissionais do ramo que atuam em editoras internacionais.

    A próxima Bat Expo será durante o evento Tenkai Fest 2ª edição, no dia 11/12/2016, no Centro Educacional Liceu Maranhense, São Luís, Maranhão. Mais informações na página do evento.

     

    continue lendo
  • RSS
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube