Escola

  • Dicas de Arte 01 com Prof. Garcia Junior – documentário “Como a Arte fez o mundo”

    Sou professor de Arte há 21 anos e, além dos meus materiais didáticos próprios como Apostila e slides sobre Arte, também gosto de passar e discutir sobre documentários. Esse vídeo é uma dica sobre a série da emissora inglesa BBC chamada “Como a Arte fez o mundo” com 5 episódios cada um com cerca de 1 hora de duração.

    Embarque numa excitante jornada do tempo por cinco continentes até o coração da criatividade. Mesclando história social, política, ciência, natureza, arqueologia e religião, esta série de reconhecimento internacional desvenda um mistério universal: porque o mundo ao nosso redor parace do jeito que é. Os mistérios do mundo atual são respondidos voltando-se no tempo até o início da civilização através das mais impressionantes criações humanas do mundo.

    Uma linha narrativa poderosa nos leva a cada capítulo com interessantes demonstrações científicas, revelando como nossas mentes e as dos nossos antigos ancestrais se relacionam com a arte. Belo, surpreendente, cativante e, acima de tudo, pertinente, com uma ambição visual que o assunto merece, esta aventura inspiradora atrairá não apenas os amantes da arte, mas a todos que já se perguntaram sobre o lugar da humanidade neste mundo.

    Programa Um – Mais Humano do que o Humano… Uma imagem domina nosso mundo contemporâneo acima de todas: o corpo humano. Como A Arte Fez o Mundo viaja do mundo atual da propaganda até os templos da Grécia clássica e às tumbas do Egito antigo para resolver o mistério do porque os humanos se cercam com imagens do corpo que são tão irreais.

    Programa Dois – O Dia em que as Imagens Nasceram A descoberta de pinturas préhistóricas em cavernas no último século levou à chocante constatação de que os humanos têm criado arte nos últimos 30.000 anos. O episódio 2 revela como as primeiras figuras do mundo foram criadas e como as imagens talvez tenham desencadeado as grandes mudanças na história humana.

    Programa Três – A Arte da Persuasão Os artifícios visuais usados por Tony Blair e George Bush para se elegerem e manterem o poder não são criações do mundo moderno, mas de um mundo há milhares de anos atrás. Como a Arte Fez o Mundo volta no tempo até a criação de Stonehenge e ao reino de Alexandre O Grande para revelar como o imaginário se tornou uma arma indispensável no arsenal de todo líder político.

    Programa Quatro – Era uma vez…. A cada ano mais de 7 bilhões de pessoas em todo o mundo são atraídas para assistir o último mega sucesso do cinema. Esse episódio revela como os mais poderosos meios narrativos que já foram criados exploram as técnicas inventadas por artistas do mundo antigo.

    Programa Cinco – Morrer e Voltar Hoje no século 21 as pessoas vêem muito menos cadáveres do que em qualquer outra época da história. Entretanto, no mundo moderno parecemos quase obcecados com as imagens da morte. Numa investigação envolvendo a antiga Jericó, os Astecas na América e a clássica Itália, o programa descobre o que é que compele os seres humanos a se cercarem com imagens da morte há milhares de anos.

    Fonte.

     

    continue lendo
  • Vovó Rosilda Santiago falando sobre a História do Liceu Maranhense

    Entrevista feita com a minha avó materna Rosilda Tavares Santiago, nascida em 1928, falando sobre as aulas de Música na escola Liceu Maranhense com a famosa professora Lilah Lisboa (cuja atual Escola de Música do Maranhão leva seu nome) entre 1942 a 1945. A vovó Rosilda é formada em Letras, lecionou muitos anos, principalmente na antiga escola Rosa Castro, em escolas particulares e foi professora de francês na Aliança Francesa em São Luís Maranhão. Essa filmagem foi feita por mim, Garcia Junior (atual professor de Arte, coordenador do Grupo de Música do Liceu Maranhense e supervisor do PIBID de Música da UEMA no Liceu), seu neto mais velho, em 2015 quando o Mal de Alzheimer ainda dava uma trégua. Em fevereiro de 2018 Vovó Rosilda fará 90 anos. Filmagem e edição: Garcia Junior. Música: Banda Scalene.

    continue lendo
  • Entrevista com Prof. Garcia Junior sobre o ENEM 2015

    Matéria da TV Mirante (filiada da Globo em São Luís MA) sobre o ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) de 2015 feita no Liceu Maranhense (escola pública de Ensino Médio no Maranhão) em que eu, Prof. Garcia Junior, fui entrevistado na Sala de Arte em que leciono sobre preparação e importância do ENEM[bb] para os alunos. A matéria também mostrou professores e alunos da rede particular além de alunos do Liceu Maranhense.

    continue lendo
  • HOME documentário em alta definição

    Adoro documentários. Assisto muito mais documentários do que vejo TV. Na verdade só tenho Tv por assinatura por causa dos canais de documentários. Quem acessa o Blogarte com frequência sabe disso e já deve ter visto minhas dicas por aqui. Com os sites de compartilhamentos de vídeos e de downloads, você acha fácil canais que possuem documentários de excelente qualidade como este que compartilho com vocês leitores.

    Classifico esse documentário chamado HOME (Lar) - União Européia, 2009, 93 min. – Direção: Yann Arthus-Bertrand - como um dos melhores sobre o tema Ciência, Antropologia, Meio-ambiente e Sustentabilidade. Ele é super bem produzido visualmente, como tomadas do espaço, vistas de satélite, de sobrevoos, todas com belíssima fotografia acompanhada pela trilha de Armand Amar. O texto da narração (na voz de Glen Close)  é um dos mais ricos e bem escritos que já vi mostrando desde as origens da vida no planeta e o equilíbrio existente entre as espécies até a atuação do Homo Sapiens, que em apenas 50 anos, dos seus 200 mil anos de existência, está mudando completamente as características da vida no planeta, que existe há 4 bilhões de anos. O Filme clama pela atitude do indivíduo e da união de força dos povos para que ainda possamos salvar o que restou dele.
    Este filme é um alerta e uma declaração de amor ao nosso lar: a Terra.

    Um ambicioso documentário, Home foi lançado no dia 5 de junho de 2009, Dia Mundial do Ambiente, simultaneamente em vários formatos (cinema, DVD, online). Seu impacto teria sido decisivo para vários políticos verdes nas eleições do Parlamento Europeu dois dias depois. Não é para menos. O fotógrafo Yann Arthus-Bertrand vendeu três milhões de cópias de seu livro – A Terra Vista de Cima – desde seu lançamento, em 1999. A versão animada demorou três anos para ser completada, com 217 dias de filmagem em 54 países diferentes.

    O texto é sóbrio, sobre um desfilar de imagens que nos levam ao arrebatamento, quando mostram a natureza ainda em sua pluralidade e dimensão, e ao estarrecimento, como as cenas de uma fazenda de gado nos Estados Unidos onde milhares de vacas se aglomeram em um território onde não se encontra uma única folha de grama – elas estão lá para nos alimentar (nós que consumimos 13 mil litros de água por um quilo de carne) e não para serem alimentadas como um dia foram, em pastos naturais.

    Como um dia foi parece ser a mensagem central do filme, aliada a outra: o que estamos às vias de perder e como. Toda a filmagem foi feita com câmeras montadas em estabilizadores em helicópteros. O resultado busca nos trazer uma concisa história da civilização humana, de suas conquistas mas, principalmente, de seus prováveis custos à nossa sobrevivência. “Nos últimos 50 anos, a Terra foi mais radicalmente modificada do que em todas as gerações humanas no planeta”, lembra a narradora, enquanto a câmera percorre campos, montanhas, megalópolis, aglomerações, fazendas, miséria, desperdício, nosso triste legado ao planeta.

    Há poesia em Home, tanto em palavras como em imagens, e talvez por isso nos sentimos incomodados por uma nostalgia do que verdade nem chegamos a conhecer, e por uma preocupação que agora nos visita cotidianamente, com o noticiário crescentemente refletindo nossos medos. “Esta é a medida de nosso tempo: o relógio de nosso mundo agora bate no ritmo de máquinas infatigáveis” que se valem do poder do sol. A humanidade conquistou o petróleo, e conseguiu transformar um litro dele em 100 horas/homem de trabalho. Agora, a mesma substância que nos trouxe o conforto e o desenvolvimento nos ameaça com a ruína. E ainda assim não paramos e não nos saciamos: hoje imensas extensões de terra usam alimentos para produzir combustível para que as máquinas continuem, infatigáveis.

    Home traz um sem-número de dados alarmantes, principalmente nos textos que rolam pela tela em seu final. Não há muito que seja desconhecido das pessoas que acompanham as notícias sobre o ambiente, mas imagens, como se sabe, são muito poderosas. A música de fundo é incessantemente pungente. Resta o consolo de saber que trabalhos como os de Yann Arthus-Bertrand vêm ganhando maior audiência. O fato de o documentário ter sido bancado pelo grupo PPR, imenso aglomerado de grifes de moda, nos diz também que corporações começam a examinar o território à sua volta e nossos hábitos de consumo sob uma ótica já em processo de mudança – se nos formos, elas também irão. Fonte.

    Aqui você baixa a legenda se quiser salvar do Youtube e ver depois.

     

    continue lendo
  • “Indústria de Talentos – Feira de Profissões” Liceu Maranhense 2012

    Visitação dos alunos da 3ª série matutino 2012 do Centro de Ensino Liceu Maranhense (Rede Pública Estadual do Maranhão) ao evento “Indústria de Talentos – Feira de Profissões” organizado pelo Sistema FIEMA (Federação das Indústrias do Estado do Maranhão) no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana no dia 08 de Agosto de 2012, São Luís – MA. Filmagem, fotos e edição: Garcia Junior.

    continue lendo
  • Oficina de Arte com Angella Schiling

    Visita dos meus alunos da 3ª série Ens. Médio (matutino) 2012 do Centro de Ensino Liceu Maranhense (Rede Pública Estadual) à Galeria de Arte do SESC Deodoro – MA para apreciar a exposição “A vida em ácido e metal”, do “Projeto SESC Amazônia das Artes” da artista plástica e professora Angella Schilling e participar de uma oficina de arte sobre gravura.

    [youtube Qku5KsQZ32A&feature]

     

    continue lendo
  • Exposição Fotográfica e Palestra no Liceu Maranhense

    Na sexta-feira (11/05/2012) realizamos na Escola Liceu Maranhense da Rede Pública de Educação do Estado do Maranhão, com meus alunos da 3ª série do Ensino Médio matutino, uma Exposição Fotográfica tendo como tema um conteúdo das nossas aulas da disciplina Arte – Artes Visuais – os Elementos Básicos da Linguagem Visual. Ao todo foram 28 painéis no formato 40cm x 20cm com 6 fotos cada em que os alunos conseguiram corresponder à pertinência ao tema, à qualidade técnica das fotos e ao olhar inusitado. Este é o primeiro passo para o clube de fotografia que montaremos na escola. O evento foi feito no auditório da escola e contou com a lotação das 7 turmas da 3ª série e tivemos a participação mais que especial de uma palestra sobre fotografia do amigo e fotógrafo profissional Daniel Martins do www.9d.com.br.

    Clique nas miniaturas abaixo para apreciar os trabalhos e ver os nomes das turmas e autores.

    continue lendo
  • Prova de química – show de resposta.

    Recebi esse texto por e-mail da Angela Galvão. Não sei se ele foi inventado ou se o que aconteceu procede. De todo modo é muito bom e mostra que a criatividade pode ser usada de maneiras improváveis. Leiam:

    Pergunta feita pelo Professor Fernando, da matéria Termodinâmica, no curso de Engenharia Química da FAETEC em sua prova final.

    Este Professor é conhecido por fazer perguntas do tipo ‘Por que os aviões voam?’ Nos últimos exames, sua única questão nesta prova para a turma foi:
    ‘O inferno é exotérmico ou endotérmico? Justifique sua resposta’

    http://3.bp.blogspot.com/_lVGRixME2iM/SKKKeD_ylyI/AAAAAAAAAc0/hvHDaknQ7dY/s400/diabinho.jpgVários alunos justificaram suas opiniões baseados na Lei de Boyle ou em alguma variante da mesma.. Um aluno, entretanto, escreveu o seguinte:

    Primeiramente, postulemos que o inferno exista e que esse é o lugar para onde vão algumas almas.

    Agora postulemos que as almas existem; assim elas devem ter alguma massa e ocupam algum volume. Então um conjunto de almas também tem massa e também ocupa um certo volume. Então, a que taxa as almas estão se movendo para fora e a que taxa elas estão se movendo para dentro do inferno?

    Podemos assumir seguramente que, uma vez que certa alma entra no inferno, ela nunca mais sai de lá. Logo, não há almas saindo.

    Para as almas que entram no inferno, vamos dar uma olhada nas diferentes religiões que existem no mundo e no que pregam algumas delas hoje em dia.

    Algumas dessas religiões pregam que se você não pertencer a ela, você vai para o inferno…

    Se você descumprir algum dos 10 mandamentos ou se desagradar a Deus, você vai para o inferno.

    Como há mais de uma religião desse tipo e as pessoas não possuem duas religiões, podemos projetar que todas as almas vão para o inferno.

    A experiência mostra que poucos acatam os mandamentos.

    Com as taxas de natalidade e mortalidade do jeito que estão, podemos esperar um crescimento exponencial das almas no inferno. Agora vamos olhar a taxa de mudança de volume no inferno.

    A Lei de Boyle diz que para a temperatura e a pressão no inferno serem as mesmas, a relação entre a massa das almas e o volume do inferno deve ser constante. Existem, então, duas opções:

    1) Se o inferno se expandir numa taxa menor do que a taxa com que as almas entram, então a temperatura e a pressão no inferno vão aumentar até ele explodir, portanto EXOTÉRMICO.

    2) Se o inferno estiver se expandindo numa taxa maior do que a entrada de almas, então a temperatura e a pressão irão baixar até que o inferno se congele, portanto ENDOTÉRMICO.

    Se nós aceitarmos o que a menina mais gostosa da FAETEC me disse no primeiro ano: ‘Só irei pra cama com você no dia que o inferno congelar’ e, levando-se em conta que AINDA NÃO obtive sucesso na tentativa de ter relações amorosas com ela, então a opção 2 não é verdadeira.

    ‘Por isso, o Inferno é Exotérmico’.

    O aluno Thiago Faria Lima tirou o único 10 da turma.

    CONCLUSÕES:

    1) ‘A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original.’

    (Albert Einstein)

    2) ‘A imaginação é muito mais importante que o conhecimento.’

    (Albert Einstein)

    3) ‘Um Raciocínio Lógico leva você de A a B.

    A Imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.’

    (Albert. Einstein)

    continue lendo
  • Especialização CEFET MA PROEJA – Alteração de datas.

    Recebi esse comunicado da Profª Regina Muniz, coordenadora do curso de especialização, e compartilho aqui com todos:

    Informamos que os períodos de oferecimento do Curso de Especialização em Educação/PROEJA foram alterados de 06 a 11/10/08 para 10 a 15/11/08 e de 17 a 22/11/08 para 24 a 29/11/08, em função das eleições. Os demais períodos permanecem inalterados.

    Gratos pela compreensão

    Profª Regina Muniz

    continue lendo
  • Especialização PROEJA no Cefet-MA.

    Olá leitores(as). Estive ausente por mais de 1 mês do blog devido às múltiplas atividades em busca de conhecimento e sobrevivência financeira.

    Em agosto deste ano comecei a fazer uma especialização no CEFET-MA (Centro federal de Educação tecnológica do Maranhão) Unidade São Luís cujo nome oficial é Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, mas para resumir vou chamá-lo de PROEJA.

    Para ingressar no curso foi feita entre abril e maio de 2008 uma seleção entre os servidores públicos federais (Cefet’s e Unidades de Ensino Descentralizadas – Uned’s), estaduais (Secretaria de Educação – SEDUC) e municipais (Secretaria Municipal – SEMED). Só soube da selação faltando 3 dias para o encerramento do prazo e, como professor de Arte lotado na SEDUC, me inscrevi apresentando currículo comprovado e uma carta de intenção explicitando o motivo por que era importante eu fazer essa pós-graduação.

    O curso terá no total 420h, dividas em 7 módulos e cada módulo durando 1 semana por mês com aulas de segunda à sábado, das 8h às 18h30. Ou seja, bastante corrido e puxado. Ao todo foram formadas 3 turmas pois foi contabilizado cerca de 120 alunos, dentre estes professores de São Luís e a grande maioria do interior do estado, principalmente dos Cefet’s e Uned’s. Já tivemos os dois primeiros módulos em que trabalhamos as disciplinas Fundamentos da Psicologia Aplicados ao EJA; Metodologia de Pesquisa I; Políticas Públicas Inclusivas e Políticas Públicas para o EJA.

    turma_proeja_01  turma_proeja_02

    Mesmo que esta não seja a pós que eu mais gostaria de ter (minha vontade é o mestrado e doutorado em Design ou em Arte) as aulas estão sendo muito proveitosas na minha avaliação já que contamos com professores mestres e doutores de ótima qualidade conhecedores na área de educação. Nos debates em sala de aula estou podendo estudar conceitos novos e reelaborar outros que tinha mal formados por leituras fragmentadas na universidade e pessoalmente. Também contamos com ótimos participantes entre os alunos, gente com formação bem diversificada da minha, riqueza de experiências educacionais e de vida que só fazem colaborar para obtenção de conhecimento. Enfim, tem sido 1 semana por mês puxada mas prazerosa.

    Como culminância da pós graduação, que deve acabar em janeiro de 2009, vamos apresentar um artigo científico relacionado à área. Como já atuo há certo tempo com o público de Educação de Jovens e Adultos e peguei agora uma turma de EJA Profissionalizante escolhi, quase que inevitavelmente, falar sobre a experiência com meu material didático – a Apostila de Arte – Artes Visuais - que disponibilizo aqui (tamanho do arquivo – 6.87MB) no Blogarte pra ser baixada gratuitamente e que penso em publicar na forma de livro no futuro. Em outras postagens vou detalhar melhor sobre meus objetivos em relação ao artigo. Por enquanto vou disponibilizar os slides usados pelos professores e elaborados pelos grupos da minha turma para as apresentações e debates em sala de aula. Infelizmente não poderá ser baixado por todo mundo, apenas pelos alunos da especialização, pois são slides dos professores do Cefet e não fui autorizado a divulgá-los livremente, portanto o arquivo compactado com os slides tem uma senha para ser descompactado. Essa senha foi dada por mim à minha turma e também enviarei por e-mail a cada um que estiver na lista que possuo. Clique aqui (tamanho do arquivo – 18,22 MB) para baixar o arquivo compactado dos slides. E clique aqui (tamanho do arquivo – 8,89 MB) para pegar as fotos da turma do 2º módulo em setembro (esse não precisa de senha).

    Em breve darei mais notícias. Garcia Junior.

    continue lendo
  • RSS
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube